terça-feira, 1 de março de 2011

Seminário aponta a necessidade de políticas integradas para jovens

Terminou no dia 25/02/2011, em Brasília (DF), o seminário ‘Juventude, Prevenção da Violência e Territórios da Paz’, que reforçou a importância da parceria entre os três níveis de governo na segurança pública. O evento, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, debateu os resultados da pesquisa nacional que aponta o impacto da violência juvenil, mostrando o perfil dos adolescentes em situação de vulnerabilidade e um mapeamento de experiências de prevenção da violência realizadas em todo o país.

Durante o evento foi discutida também a necessidade da integração das políticas nacionais e estaduais e municipais para a juventude. Segundo o diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos (Depro) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Alberto Kopttike, a parceria dos entes federativos com o governo federal vai além da transferência de recursos. “O importante  é a indução de políticas. É por isso que a melhor maneira de construir política publica é compartilhada, agregando os estados e municípios”, afirmou.

Segundo os debatedores, é preciso analisar os problemas que mais incidem sobre os jovens por meio de uma perspectiva plural, social, territorial e educativa. O atual modelo educacional – que registra 78% de evasão escolar – também foi questionado.

Kopttike defendeu o modelo dos Territórios da Paz, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), nos locais mais violentos. “Não tem mais que se pensar política pública de violência sem pensar em território, que precisa de intervenção qualificada das polícias em áreas conflagradas. Essa intervenção policial precisa ocorrer em conjunto com ações sociais”, afirmou.

O evento reuniu mais de 200 participantes, entre pesquisadores, gestores estaduais, municipais e distritais, integrantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, servidores e consultores do Ministério da Justiça, de ministérios parceiros e de organismos de cooperação internacional.

O projeto do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que incluiu diferentes levantamentos de informações, foi realizado entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2011, a partir de recursos do Pronasci.
 Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário