Temos que aplaudir a brilhante iniciativa da OAB/RS e da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas , em criar uma Casa de Mediação na antiga sede da OAB no Centro de Porto Alegre. Este projeto pode ser realizado a partir de convênio com a Secretaria de Reforma do Judiciário e será inaugurado no dia 16 de março.
A Casa de Mediação tem como objetivo a capacitação de operadores do direito, dentre outros profissionais, em mediação e autocomposição de conflitos e de atendimento direto à população, objetivando contribuir para a democratização do acesso à Justiça. De acordo com o presidente da CEMPR, Ricardo Dornelles, idealizador da proposta, “um dos objetivos da Casa de Mediação é o de preparar o advogado para uma forma mais humanitária e célere de fazer justiça”. Dornelles ainda destacou que o projeto tem como meta criar a cultura, para o advogado e a sociedade, do diálogo e aprofundamento dos temas do conflito.
Inicialmente, serão capacitados quarenta profissionais, já selecionados, para atuarem como mediadores na Casa de Mediação.
Espero que esta seja uma iniciativa vitoriosa e que adquira muitos adeptos no meio jurídico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário