sábado, 15 de janeiro de 2011

Kay Pranis realiza oficina de Círculos de Paz em Porto Alegre

Do dia 18 ao dia 21 de outubro de 2010 um seleto grupo de aplicadores das práticas restaurativas em Porto Alegre tiveram a honra de participar da oficina de círculos de paz com a capacitadora norte-americana Kay Pranis, trazida ao estado gaúcho pelo Programa Justiça para o Século 21. Eu tive a honra e o prazer de participar desta oficina e aprender um pouco mais a respeito dos processos circulares. Nestes quatro dias realizamos um grande círculo de aprendizado, com cerimônias de abertura e encerramento, com a utilização do objeto da palavra e outros elementos que caracterizam um círculo de construção de paz. Foram momentos muito intensos, de entrega aos ensinamentos desta mestra e de troca de experiências com os demais colegas aplicadores da JR. Éramos 25 participantes, das CPR COM - ACM Cruzeiro e Restinga, das CPR COM - CPCA Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, da CPR JIJ, CPR Escola Estadual Rafael Pinto Bandeira, Fase, Fasc, SEC, SMED, Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, ACM FCBK e Ministério Público de Santa Maria.
No dia 22 de outubro de 2010 aconteceu o Seminário Internacional com a Profª Kay Pranis no Auditório do Ministério Público em Porto Alegre. O tema do Seminário foram os Processos Circulares, iniciando com uma explanação das técnicas utilizadas nestes processos e experiências vividas por ela nestes anos de facilitação de círculos de paz. Após este momento foi aberto um espaço para perguntas e encerrou-se com uma sessão de autógrafos do livro "Processos Circulares".
Depois deste Seminário a Profª Kay Pranis foi para Caxias do Sul, com o objetivo de realizar o mesmo trabalho feito em Porto Alegre, uma oficina de capacitação para os operadores da JR seguida do seminário e lançamento do livro.


                                          Eu e a Kay no primeiro dia da Oficina
                                        Participantes da Oficina de Círculos de Construção de Paz
                                 e o Procurador de Justiça do MP/RS Dr. Afonso Armando Konzen

                        Equipe do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa na Comunidade da ACM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário